²³ “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
²⁴ E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
²⁵ E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.“
Êxodo 15:23-25
Quantos milagres você já presenciou?
Você já percebeu como a nossa fé é renovada e se fortalece quando recebemos um milagre?
Situações ruins que parecem não ter fim, mas que, depois de um longo tempo de espera, o Senhor transforma da água para o vinho. Ou até mesmo uma enfermidade que durava semanas, meses ou anos, e de repente somos curados.
Mesmo após vivenciarmos milagres em nossas vidas, muitas vezes nos pegamos reclamando ou até mesmo murmurando por outras situações que ainda não foram resolvidas.
Por que será que nos deixamos levar por momentos assim?
Quando tudo vai bem, reagimos bem. Mas quando algo foge do nosso controle, muitas vezes agimos de forma que não agrada a Deus.
A mão forte do Senhor protegeu Israel
Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel. Eles haviam acabado de vivenciar momentos sobrenaturais no Egito e, em seguida, no deserto.
Após viverem 430 anos como escravos, presenciaram o Senhor enviando as 10 pragas, libertando-os das mãos de Faraó e abrindo o Mar Vermelho diante deles.
Atravessaram em terra seca e viram o Senhor fechar o mar, destruindo todo o exército de Faraó. Quantos milagres eles puderam contemplar nesse tempo!
Mas por que esquecemos tão rápido das bênçãos de Deus?
Após celebrarem a libertação com cânticos e danças, continuaram a caminhada. Três dias sem água os levaram até Mara, cujas águas eram amargas.
A necessidade básica da sobrevivência falou mais alto que a lembrança dos milagres. Toda a fé e alegria foram sufocadas pela frustração de não poder matar a sede.
Assim também acontece conosco. Existem momentos tão difíceis que nos fazem esquecer de tudo o que o Senhor já fez. E, quando percebemos, a murmuração já está em nosso coração e em nossos lábios. Isso é pecado diante do Senhor.
A murmuração nos afasta de Deus
¹⁰ “E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.”
1 Coríntios 10:10
A murmuração nos distancia de Deus. O Senhor abomina o murmurador, porque é como se nunca estivéssemos satisfeitos com tudo o que Ele já fez.
Lembre-se: tudo é passageiro. Pode durar dias, meses ou anos, mas vai passar. O mesmo Deus que já te livrou uma vez, duas vezes, continuará sendo fiel.
A vitória não vem pela murmuração, mas pelo arrependimento e por um coração prostrado diante do Senhor.
Não ceda à pressão
Creia que a vitória virá! O inimigo deseja te ver murmurando, desanimado e enfraquecido, mas não ceda à pressão.
Em breve, a provisão do Senhor virá sobre a sua vida!
Deus te abençoe, em nome de Jesus.
Indicação de leitura: A mão forte que Liberta
Leia Êxodo 15:23-25 na Bíblia Online