Grupo de pessoas sendo influenciados

Influenciadores ou influenciados?

Você conhece aquele ditado: “Me diga com quem tu andas, que eu te digo quem tu és?” Nunca esse ditado fez tanto sentido que nos dias de hoje. Temos duas escolhas: ou somos influenciadores ou influenciados.

Segundo os especialistas em inteligência emocional, somos reflexo das cinco pessoas que mais convivemos. Inconscientemente ou conscientemente nós adquirimos e compartilhamos os mesmos pensamentos, jeitos, conversas, gíria, dessas pessoas que mais convivemos. Agora a questão é: somos influenciadores ou influenciados?

Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes”.
1 Coríntios 15:33 NVI

Com quem estamos andando?

Isso pode ser bom ou pode ser ruim. Mas o que pode definir se será bom ou ruim? As nossas escolhas! Isso mesmo! Se andarmos com pessoas que não agregam em nada na vida da gente, só reclama, vive no passado e não tem perspectiva nenhuma do futuro, as chances de sermos iguais a elas são enormes.

Da mesma forma se andarmos com pessoas visionárias, sonhadoras, esforçadas, inteligentes, felizes, e outras coisas mais, automaticamente seremos pessoas com a mesma visão.

Então precisamos prestar muita atenção com quem estamos convivendo! A matemática é muito simples: se andarmos somente com “Zé Ruela”, seremos Zé Ruela também!

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.
Provérbios 13:20 NVI

Conhecendo os níveis de amizade

É claro que teremos amizades diferente uma da outra, por isso precisamos saber como dividir nossos níveis de amizade.

Tem amizades que não podemos compartilhar segredo, pois certamente ela não tem esse nível de confiança para que possa ouvir o que temos a compartilhar. Porém essa pessoa é ótima para gente conversar sobre assuntos mais descontraídos e dar risadas.

Tem amizades que a pessoa não é tão extrovertida quanto a primeira amizade citada, todavia ela oferece uma confiança muito grande para compartilharmos segredos.

O simples fato de saber dividir em níveis de amizade, nos ajudará a saber quais serão as pessoas que iremos andar próximos. A verdade é que não podemos desprezar ninguém, mas também não podemos deixar maus hábitos das pessoas influenciar nossas vidas, e sim os bons hábitos.

Cuidado com os bajuladores

O bajulador nada mais é que pessoas que nunca irão te criticar, elas servirão como uma espécie de massagem em nosso ego, pois sempre estarão exaltando nossas qualidades.

Por algum motivo esse tipo de pessoa tem medo de perder a sua amizade, então ela não consegue expor seus defeitos, preferem apenas ficar agradando.

A verdadeira amizade é aquela que mesmo expondo os defeitos, claro que com amor, a amizade nunca termina. Isso quer dizer que cada um pode expor sua verdadeira opinião, sem medo de perder a amizade.

Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele.
Provérbios 29:5 NVI

Essa escolha cabe somente a nós

Permita-se ser influenciados por pessoas que pensam e transmitem coisas boas, e não pessoas que tem uma vida frustrada. Essas pessoas com a vida frustrada, desejo que Deus venha nos usar para que de alguma forma possamos influenciar positivamente em suas vidas.

Pessoas frustradas não podem nos influenciar, mas nós precisamos influenciar elas. Pessoas felizes e visionárias podem nos influenciar, como também podemos influencia-las. É uma via de mão dupla! É completamente diferente do primeiro caso.

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.
Provérbios 27:17 NVI

Conclusão

E agora? Lendo essa reflexão, qual é sua resposta? Temos sido influenciadores ou influenciados? Positivamente ou negativamente? Comenta aí embaixo e deixe sua opinião.

Deus te Abençoe!!

Diego Sawada

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA OUTROS POSTS

seja liberto do espirito da murmuracao

Seja Liberto do Espírito da Murmuração

²³ “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.²⁴ E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?²⁵ E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as

LEIA MAIS »
a mao forte que liberta

A Mão Forte que Liberta

¹⁹ “Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.“Êxodo 3:19 O povo de Israel estava cativo no Egito havia 400 anos. O clamor do povo chegou até Deus, não porque Ele havia esquecido do Seu povo escolhido, mas

LEIA MAIS »
show gospel brasileiro

Acorda Igreja Brasileira

⁷ “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?⁸ Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” Mateus 3:7,8 A forma como João Batista falava com os fariseus parecia bem dura, mas será que

LEIA MAIS »