Você deve estar pensando: “Como assim, falar o o certo da maneira certa? Será que o certo já não é o suficiente?” Pior que não! Existem várias formas de estragarmos tudo quando temos algo para falar a alguém, mesmo que seja algo que edifique a vida dela.
Segue a lista abaixo:
Falar com um tom de superioridade
Poucas pessoas tem o dom de ouvir quando precisa ouvir, mas nenhuma tem a paciência de ouvir alguém se demonstra superior a ela. Talvez você tem uma sugestão, uma dica ou até mesmo uma mensagem de Deus para entregar para essa pessoa, porém não sabe como se manifestar. Lembre-se quando Natã falou com Davi sobre seu pecado com Bate-Seba (Leia 2 Samuel 12:1-13).
Veja que Natã contou uma história para Davi primeiro, Natã foi muito sábio, pois se ele chega todo “pomposo” querendo falar de qualquer jeito com Davi só por que tinha uma mensagem do Senhor, isso poderia custar sua vida mesmo sendo um profeta.
Querer demonstrar que sabe de tudo é um tiro no pé, pois isso mostra a arrogância em um ser humano. É muito importante ouvir o que as pessoas tem a dizer, pois ajuda a entender o que essa pessoa esteja passando de verdade, evitando assim a conclusão errada e até mesmo um pré-julgamento.
Cuidado para não ser crítico demais
Uma pessoa que somente critica outras pessoas não consegue ter bons relacionamentos, por que ninguém consegue ficar perto dela. Imagine você estar perto de uma pessoa que só sabe criticar o que você faz, com certeza você se afastaria dessa pessoa.
Agora imagine você fazendo isso com as pessoas, fatalmente elas se afastarão de você. Temos que ser mais relevantes e humildes para entender que as pessoas passam por processos de mudanças e melhorias assim como nós também passamos todos os dias na nossa caminhada com o Senhor.
“Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.”
Não tente empurrar a Palavra “guela a baixo”
Temos um defeito muito grande quando se diz a respeito em pregar a Palavra para alguém. Queremos que as pessoas aceitem a Jesus na mesma hora, que vá para a igreja no mesmo dia e que se possível se batize após ao culto e assim que sair da água seja batizado no Espirito Santo.
Mas uma pergunta fica no ar: Quanto tempo levou para que fossemos transformado por Deus? Pois é! Vamos respeitar esse tempo para que o Espirito Santo venha operar na vida das pessoas.
Mas o pior de tudo isso é quando as pessoas não dão crédito a palavra de Deus, e consequentemente queremos sufocá-las insistindo a todo momento tornando-se uma pessoa chata e inconveniente.
Então acabamos esquecendo que a Palavra de Deus é uma faca de dois gumes, esquecemos que a palavra de Deus é lançada ela não volta vazia, que quando Deus fala não é em vão, que tudo leva um tempo para que a pessoa abra o coração pra Deus e se entregue ao Senhor por completo.
“ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Conclusão
Temos que pedir orientação a Deus e procurar a ser o mais humilde possível para que o que tenhamos a falar não venha ofender as pessoas, pelo contrário, que venha edificar. Lembrando que quando lidamos com pessoas, não são apenas números ou qualquer um.
São vidas, pessoas que possuem uma história, assim como a minha e a sua.
Lembre-se que nosso papel é amar as pessoas, julgar é papel de Deus no dia do julgamento.
Deus te abençoe grandemente!!! Amém!
Diego Sawada