como tratar uma raiva no coração

Estou com ódio de uma pessoa, e agora?

Na Bíblia Sagrada contém momentos ao qual pessoas tiveram ódio de outras pessoas a ponto de cometer o mal sobre a vida dela.

Podemos citar os nomes de Saul, quando sentiu inveja e ódio contra a vida de Davi (1 Sm 18:10-12).

Também Caim quando matou o seu irmão Abel por causa de inveja e ódio porque seu irmão ofertava a Deus com todo o coração, e ele só dava o resto para Deus (Gn 4:8).

Os irmãos de José quando jogaram ele no poço e em seguida venderam ele para uma caravana de ismaelitas pelo mesmo motivo citado acima (Gn 37:20), enfim.

A palavra “ódio” no dicionário Michaelis significa “1 Rancor profundo e duradouro que se sente por alguém. 2 Aversão ou repugnância que se sente por alguém ou por alguma coisa.

Tentando lutar contra esse sentimento mal, lançamos alguns tópicos para analisarmos:

Não tente esconder o ódio.

“Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos, e quem espalha calúnia é tolo. “ Provérbios 10:18

“Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público.” Provérbios 15:17

Não adianta nada!! É perca de tempo!!

Vamos dar o nome desse alguém de “Joãozinho” (coitado do Joãozinho, de novo!).

Esconder o ódio que sentimos pelo Joãozinho é algo que prejudica a si próprio, lembrando que na primeira oportunidade que alguém tocar no nome dele, o nosso coração já começa a se irritar e provavelmente acabaremos falando mal do “Joãozinho” mais cedo ou mais tarde.

E quando você encontra o Joãozinho dentro do mercado ou na rua, ao qual você tenta atravessar a rua, fecha a janela do carro, finge que derrubou a mercadoria no chão só para não olhar para ele.

Parece que nosso coração vai pular pela boca, parece que o calor da raiva começa a esquentar nosso corpo, é muito complicado isso.

Quando falamos mal de uma pessoa, começamos a entrar em um caminho complicado, pois abrimos uma brecha para o inimigo acusar e o pior, o Espirito Santo reprova esses tipos de atitudes.

Provavelmente é quando nosso coração se sente amargurado, triste, vazio por dentro, é por que o Espirito Santo não está aprovando certas atitudes nossas.

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.” Efésios 4:31

Prejudicar o “Joãozinho” não seria a melhor solução

A partir do momento que falamos mal de uma pessoa (ou melhor, do Joãozinho), estamos prejudicando ele(a) e a nós mesmos, pois a pessoa que ouve você falar mal, no mínimo vai ficar com o “pé atrás” com você.

Certamente ela irá pensar: “se ele fala mal de outras pessoas para mim, quem me garante que ela não fala mal de mim para outras pessoas?”

E se a pessoa que ouviu você falar mal do “Joãozinho” não ficar com o “pé atrás” com você por ser muito “amigão” seu, provavelmente ela vai espalhar na praça os podres do “Joãozinho” que tu mesmo falou pra ela.

Olha só o que está dando isso! Começo a imaginar nessa história o Espirito Santo triste por causa dessas atitudes, e o diabo comendo pipoca, assistindo de camarote e dando risadas.

Isso vira um “balaio de gato” gigantesco! A melhor forma é lutar contra esse ódio e refrear a língua o máximo possível e deixar a poeira baixar. (Leia Tiago 3 1-18)

Porque eu digo “esperar a poeira baixar”?

Simplesmente por que na hora da raiva nós falamos coisas que não se deve, é como se jogasse sujeira no ventilador, e depois para pegar tudo é uma briga.

E muitas vezes não conseguimos limpar tudo como era antes. Quanto menos falarmos nessas horas, melhor é para voltar tudo ao normal depois.

Tem um provérbio chinês que diz assim: “Existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.

Orar a Deus é o melhor caminho

Pronto! Chegou a hora de tirar esse ódio do coração.

Sozinho é impossível tirar esse sentimento, porém o melhor caminho é orar a Deus, pedir ao Espirito Santo que console o seu coração.

Demonstre que você não quer mais ter esses sentimentos ruins, que você quer ter paz e perdoar as pessoas que por algum motivo te fez esse mal, a ponto de guardar rancor delas.

É uma oração dessas que faz o Espirito Santo agir ao nosso favor, limpando tudo aquilo que não presta, dando um refrigério, um renovo, dando a paz.

É nesse momento que tudo aquilo que era trevas começa a dar lugar a luz, quando tudo que era deserto começa a dar lugar ao manancial.

Aquilo que parecia que não tinha saída, Deus começa a mostrar a luz no fim do túnel.

É Assim que Deus faz! Quando entregamos nossa vida a Deus e deixamos no altar toda causa que nos faz mal, Deus tira dos nossos corações nos transformando em novas pessoas.

Ore para que Deus te dê ousadia e que prepare um momento para que você possa falar com essa pessoa, para que tudo fique em paz.

Lembre-se de Jacó, ele enganou seu pai Isaque e roubou a benção de seu irmão Esaú (mesmo que Esaú tenha vendido a primogenitura para Jacó, isso não isenta ele de ter enganado o irmão) Leia GN 33.

Jacó ficou com medo de ser morto pelo irmão, mas veja como Esaú tratou o próprio irmão que o enganou a alguns anos atrás.

Conclusão

Quando existe o perdão, a paz reina! Lembre-se disso, pois o que fizeram com Jesus foi muito pior do que fizeram comigo e com você, bateram na cabeça de Jesus, açoitaram, humilharam, cuspiram no rosto dele, rasgaram as vestes, mas Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Lucas 23:34a

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a tua vida!

Amém!

Diego Sawada

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Telegram
WhatsApp

VEJA OUTROS POSTS

temor-a-deus-blog
Diego Sawada

Temor a Deus

Você sabe o que é o temor a Deus? À primeira vista, podemos pensar em um sentimento de medo, mas na verdade, é o amor, respeito e reverência ao Senhor nosso Deus. A história em 1 Samuel 2:18-26 nos conta como uma mulher estéril chamada Ana alinhou sua vontade de ter um filho com a vontade de Deus. Nossos sonhos envolve o temor de Deus? Em um momento de fracasso espiritual em Israel, onde o

LEIA MAIS »
estacoes-da-vida
Diego Sawada

As Estações da Vida

O mal do ser humano é acreditar que viverá apenas uma estação da vida, seja estação boa ou ruim. Acredita-se que uma provação durará para sempre, assim como dias de glória serão vividas pelo resto da vida. A verdade é que o homem passa por momentos incríveis, mas também vivem períodos conturbados, e muitas vezes não está preparado para viver certos momentos, principalmente nos momentos difíceis. E você? Com a vivencia que você tem até

LEIA MAIS »
O valor de uma amizade
Diego Sawada

O Valor de uma Amizade

Ao longo da vida pessoas passam por nós, muitos ficam, muitos vão, alguns deixam marcas, assim como outros passam desapercebidos. Porém poucos, bem poucos ficam para sempre em nossas vidas de uma forma que temos o prazer em estar perto delas, conversar, abrir o coração, ouvir, amar, enfim. Isso é uma amizade!   “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” Provérbios 18:24 Deixo aqui 2 simples

LEIA MAIS »